Dulcina vive e dialoga com Brasília

Dulcina vive e dialoga com Brasília
Comunicação Nossa Brasília
02 de March de 2016

www.movimentonossabrasilia.org.br

A primeira reunião de co-criação é um marco na parceria entre o Movimento Dulcina Vive, o Grito das Periferias, o Nossa Brasília, o Inesc e demais coletivos. O tema que congrega os movimentos e grupos é  o Direito à Cidade.

Mais de 30 pessoas ocuparam a sala 502 da Faculdade Dulcina de Moraes nessa terça, 01/03. Trouxeram sonhos, ideias e vontade de fazer valer o objetivo original do Setor de Diversões Sul, onde o Teatro Dulcina resiste em meio a lojas, igrejas e salas comerciais. Cadê a diversão, a cultura e a arte? Essas palavras ganharão força na semana de 13 a 16/04, quando os diversos artistas, educadores populares, coletivos e movimentos sociais ocuparão salas, teatro e rua. O evento anual do Nossa Brasília, os Diálogos Inspiradores,  se repete e cresce em 2016, agora com a parceria do Inesc, do Grito das Periferias, do Movimento Dulcina Vive e de muitos mais.

O debate sobre o Direito à Cidade tem a ver com a cidadania e a possibilidade de ocupar e transformar os territórios urbanos, especialmente espaços tradicionais como o Teatro Dulcina e o Conic. Durante os Diálogos a ocupação será com atividades autogestionadas, que acontecerão nas áreas adjacentes à faculdade e o teatro.

“Estamos muito animados com esse esforço coletivo para recuperar o direito das pessoas à ocupar o espaço público. A cidade é de todos e todos têm algo a oferecer de interessante à cidade”, afirma Cleo Manhas, assessora política do Inesc (um dos organizadores do evento) e integrante do Movimento Nossa Brasília. “Acho até que o espírito da Dulcina está aplaudindo essa iniciativa.”

Os grupos e ativistas se encontrarão semanalmente até a data do evento para discutir e planejar as atividades propostas, que vão desde seminários, rodas de conversa, apresentações teatrais, cine debates, oficinas e intervenções urbanas sobre reciclagem, hortas, comunicação e mobiliário. A próxima reunião é no dia 07 de março, às 19 horas, na Faculdade Dulcina, e é aberta aos interessados em apoiar.
Quem ocupa o Dulcina e o Conic
Nessa primeira reunião expandida da terça, 01/03, estiverem presentes representantes do Movimento Nossa Brasília, Grito das Periferias, Dulcina Vive, Coletivo de Hip Hop Artsam, Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Fórum de Juventude Negra, Movimento Dulcina vive, Fundação Brasileira de Teatro, Grupo Atitude Ceilândia, Mutirão Cultural, Ocupação Mercado Sul Vive de Taguatinga, Rede Nacional de adolescentes e jovens comunicadores (Renajoc), Coletivo da Cidade, Projeto OCA, Projeto Pró-Catador, Rodas da Paz, Grupos de Trabalhos pela mobilidade e pela Agricultura Urbana, além de artistas, arquitetos, jornalistas, profissionais de TI e agrônomos independentes.

Diálogos Inspiradores por Nossa Brasília
O evento Diálogos Inspiradores, criado pelo Movimento Nossa Brasília, teve sua primeira edição no ano passado, em maio, na Universidade de Brasília (UnB). Em 2015, foi focado em atividades e palestras sobre sustentabilidade, justiça e democracia em Brasília, com ênfase para os temas: mobilidade urbana, agricultura urbana, resíduos sólidos e cidadania. O formato democrático dos diálogos de 2015 e 2016, que preza pela participação social, tem a ver com a proposta de atuação do Nossa Brasília. Eventos públicos para o diálogo e exercício da cidadania acontecem desde a concepção do movimento, ao longo de 2011, e lançamento, em março de 2012. O Nossa Brasília é membro da Secretaria Colegiada da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e parceiro do Programa Cidades Sustentáveis.

Deixe uma resposta