Escolha uma Página
Matéria originalmente publicada no Facebook da SCDC: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.679768265479919.1073741868.217242761732474&type=1

Na noite de ontem, 25 de fevereiro, os participantes do GT Cultura Viva e servidores da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura visitaram o movimento Mercado Sul Vive, ocupação cultural em Taguatinga (DF). Depois de um percurso pelos empreendimentos solidários e iniciativas socioculturais da região, o grupo acompanhou a programação do sarau e uma série de apresentações culturais com artistas locais. Uma roda de conversas também foi realizada e o movimento que ocupa a região apresentou seus princípios, objetivos e reivindicações.

Durante o percurso pelas iniciativas, os participantes do GT puderam conhecer ateliês de arte, estúdios de serigrafia, marcenaria, luthieria, design, audiovisual, empreendimentos solidários, Pontos de Cultura e outros projetos desenvolvidos e embrionados no Beco da Cultura. Localizado em uma das regiões administrativas do Distrito Federal, o local é historicamente uma referência de produção cultural que envolve e fomenta as culturas populares, bem como linguagens urbanas e a cultura digital.

Vince, um dos representantes do movimento Mercado Sul Vive, contou um pouco das ações desenvolvidas no local e os motivos que levaram o grupo a realizar a ocupação. “Estávamos vendo a especulação imobiliária mandar embora muita gente e a violência tomando conta do espaço. Não tem outro jeito, temos que tomar atitude, mesmo que isso vá contra a lei”, afirmou. “A resistência que a gente propõe é replicar as experiências dessa pessoas que não querem estar a mercê do mercado”, destacou Juraci, que está na ocupação desde o primeiro dia.

As reivindicações da ocupação giram em torno do direito à cidade e à moradia, a ocupação cultural de espaços públicos e o fomento a um espaço de criação artística e de ofícios criativos que garanta a sustentabilidade das 30 famílias que ali vivem, bem como a preservação arquitetônica e do modo de vida de pessoas que ali vivem e trabalham. A ocupação foi realizada no dia 6 de fevereiro com o apoio do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e do MPL – Movimento Passe Livre. Um pedido de reintegração de posse já foi derrubado e, atualmente, o processo e o atendimento às reivindicações estão sendo discutidos em um grupo de trabalho que envolve o Governo do Distrito Federal, o IPHAN e o MinC, entre outros órgãos governamentais

Ivana Bentes, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, acompanhou o tour, ouviu as reivindicações do grupo e também reconheceu a importância da ação. “Um movimento como este, assim como outros no Brasil – o Espaço Cultural Luiz Estrela e o movimento Ocupa Estelita -, promove o debate do direito às cidades a partir da cultura. Assim, é possível, inclusive, ressignificar a questão da moradia”. A secretária também colocou a SCDC à disposição para participar do grupo de trabalho que debate a pauta.