Escolha uma Página
Matéria do boletim da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura.

Mercado Sul Vive – Resistência e Arte em Taguatinga

No início deste mês, diversos movimentos culturais, trabalhadores e moradores do Beco da Cultura (vila cultural em Taguatinga/ DF) deram início ao processo da ocupação cultural Mercado Sul Vive. A ação contou com parceria do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e do Movimento Passe Livre (MPL-DF).

Em torno do Mercado Sul, nos últimos 10 anos, foram sendo criados e desenvolvidos importantes processos culturais e artísticos que hoje são referência para o DF e o Brasil. Pontos de Cultura, Coletivos de Comunicação livre e cultura digital, redes, grupos de teatro, artesãos, artistas e agentes culturais foram recriando este espaço como ambiente cultural em uma das principais cidades-satélites de Brasília.

 

unnamed

Movimentos socioculturais e Pontos de Cultura ocupam o Mercado Sul em Taguatinga (DF). Foto: Cobertura Colaborativa SCDC

As reivindicações da ocupação giram em torno do direito à cidade e à moradia, a ocupação cultural de espaços públicos e o fomento a um espaço de criação artística e de ofícios criativos que garanta a sustentabilidade das 30 famílias que ali vivem, bem como a preservação arquitetônica e do modo de vida de pessoas que ali vivem e trabalham.

Uma liminar de reintegração de posse já foi derrubada, mas ainda há uma serie de questões legais que envolvem a negociação com os proprietários dos imóveis e que estão sendo objetos de discussão de um grupo de trabalho que envolve o Governo do Distrito Federal, o IPHAN, o MinC, entre outros órgãos. Reuniões e atividades culturais estão acontecendo no Beco como forma de manter a comunidade mobilizada e organizada em torno da ocupação.

A SCDC entende como essencial a criação de políticas para ocupações culturais, e neste sentido a experiência do Mercado Sul é uma referência para todo o Brasil de reapropriação de espaços urbanos degradados como áreas de produção cultural, convivência e uma nova sociabilidade.