Escolha uma Página

Evento acontecerá na ocupação Mercado Sul Vive, em Taguatinga (DF) e faz parte do projeto de mesmo nome, que forma jovens periféricos de grandes cidades brasileiras no tema do direito à cidade.

Em meio à crise, corte de políticas sociais, e a alta taxa de desemprego juvenil, a cidade de Taguatinga (DF) abriga, no próximo sábado (5), evento que reúne mais de 30 coletivos de jovens de todo o DF e é fruto de um projeto de inclusão econômica para jovens de periferia. A edição especial da 51ª Ecofeira do Mercado Sul Vive é uma parceria com o projeto “Fortalecendo o Corre”, promovido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em Brasília.

No sábado, jovens terão a oportunidade de comercializar produtos e serviços que seguem princípios de economia solidária, e apresentar trabalhos artísticos em música, performance e arte. Além disso, o evento promove uma roda de conversa, às 14h, sobre direito à cidade com participação de Carmela Zigoni (Inesc), Daniela Rueda (Mercado Sul Vive) e Glaucia Marinho (Justiça Global, RJ).

Quem for ao evento poderá participar de oficinas de stencil e dança (Charme).

Fortalecendo o Corre

O projeto “Fortalecendo o Corre” tem o objetivo de reunir coletivos de jovens para enfrentar as desigualdades nas grandes cidades brasileiras de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto prevê oficinas de formação e assessorias visando à inclusão  econômica dos jovens em tempos de crise, bem como formação política nos temas desigualdades e direito à cidade.

De acordo com Carmela Zigoni, assessora política do Inesc responsável pelo projeto, participam cerca de 30 coletivos do Distrito Federal, organizados em torno do Hip Hop, economia solidária, ocupações culturais e combate ao racismo e machismo. ”Foram seis meses de oficinas, onde os coletivos puderam se encontrar para pensar temas como trabalho, renda, desigualdades na cidade e as conexões possíveis para se fortalecerem em rede”, explicou.  “O evento é o momento de mostrar para a população do DF que a juventude ‘existe e resiste’, apesar da crise econômica e política em que o país se encontra”, concluiu Carmela.

Em Brasília, os participantes acessaram conhecimentos sobre elaboração de projetos, gestão do tempo, marketing digital, design thinking, produção de eventos, direitos humanos, entre outros temas.

O evento é uma prévia do encontro que acontecerá em maio, em Recife, onde os coletivos das quatro cidades se encontrarão para dialogar sobre uma agenda comum voltada para o direito à cidade e o “fortalecimento dos corres”, ou seja, a valorização dos saberes e fazeres da juventude periférica e outras formas de economia possíveis.

Ecofeira

Imagem: Webert da Cruz

A EcoFeira do Mercado Sul é um espaço comunitário de exposição, troca e venda de produtos e serviços que seguem princípios ecológicos e de economia solidária, e que surgiu a partir da atuação da Oficina Tempo Eco Arte. A feira é também um lugar de convívio, diálogo, pesquisa, comunicação livre, reflexão, provocação e arte.

O evento “Fortalecendo o Corre” será transmitido ao vivo pela Rádio Mercado Sul, e contará com cobertura colaborativa no perfil do Mercado Sul Vive no Instagram e Facebook.

 

Programação:

14h às 15h30 – Roda de Conversa

Ø  Tema: Direito à Cidade com Carmela Zigoni (Inesc), Daniela Rueda (Mercado Sul Vive) e Glaucia Marinho (Justiça Global, RJ).

 

14h às 22h – Feira

Ø  Ecofeira

Ø  Feira do Corre

 

15h30 às 16h30 – Oficinas

Ø  Oficina de Stencil com o grafiteiro Rela

Ø  Oficina de Charme com Pegada Black

16h – Lançamento do Livro Phylochip, de Ju Ataíde (RN) – Local: Invenção Brasileira

16h30 às 22h – Apresentações artisticas:

Ø  Suburbanos

Ø  Cléo Street

Ø  Projétium

Ø  Lídia Dallet

Ø  3RG

Ø  DJ Bola – Hip – Hop vs Ragga

Ø  Performance com Tau Yná

Ø  Olhos de Psiquê

Ø  Som de papel

Ø  Deus Preto

 

Serviço: 51ª  Ecofeira – edição especial “Fortalecendo o Corre”

Quando: 5/5, das 14h às 22h

Onde: Beco Cultural – St. B Sul QSB 12 Taguatinga Sul (DF)

Contatos: Daniela Rueda – 98127-7422  / Marcela Coelho – 98616-4395

Programação gratuita | Classificação livre
Apoio: Oxfam Brasil | Parceria: Mercado Sul Vive | Realização: Inesc