Na tarde deste sábado o MTST, junto com os companheiros do Mercado Sul Vive, reuniram-se com a comissão de negociação do GDF para tratar da pauta de reivindicações do movimento.
No que diz respoeito ao Mercado Sul o sub-secretário Acilino Ribeiro se comprometeu a formar um grupo para trabalhar suas pautas em conjunto com o movimento. Ele ressaltou que, constatando de fato que a área estava abandonada, seria possível sugerir a cessão de direito de uso para cultura.
O movimento falou da necessidade de agilizar o processo dos editais de Nova Planaltina e de Samambaia, vitórias do movimento que garantirão moradias para centenas de famílias. Pautou especialmente a exigência de moradia para todas as famílias do movimento, e enfatizou essa necessidade ao lembrar que o Distrito Federal possui o maior déficit habitacional do país. O movimento também salientou que além de moradia, as famílias também precisam morar onde exista acesso a equipamentos públicos de qualidade.
A comissão do GDF assegurou ao movimento, através de ata assinada, de que essas demandas receberão a devida atenção, inclusive ao assinalar que o programa Minha Casa Minha Vida 3 – Entidades, o qual proporciona ao movimento autonomia na construção das moradias das famílias com qualidade e agilidade, possui precedente no DF e poderá ser defendido como uma possível resposta para as reivindicações feitas.
Haverá uma segunda reunião na terça-feira às 14 horas para definir os encaminhamentos dessas pautas com o GDF.