V Arraiá do Beco se une à EcoFeira do Mercado Sul

V Arraiá do Beco se une à EcoFeira do Mercado Sul
Em 2015, festa celebra seis meses de Ocupação Cultural e o reconhecimento do mamulengo como patrimônio imaterial

O tradicional Arraiá do Beco chega a sua 5ª edição em 2015, comemorando os seis meses da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive e o Mamulengo como Patrimônio Cultural do Brasil. A festa, sempre agostina e comunitária, acontece no dia 1º de agosto, no Mercado Sul de Taguatinga, com forró, quadrilha, rifas, casamento caipira, brincadeiras e comidas típicas, sem faltar, claro, as cachaças e o bom e velho quentão. Pela tarde, o Arraiá se une à Eco Feira do Mercado Sul, realizada mensalmente. Entrada franca e livre.

Para celebrar o recente reconhecimento do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como patrimônio imaterial brasileiro, a partir das 18h o Arraiá realizará a Roda de Mamulengos, com a participação de grupos que tem o Mercado Sul como espaço de ofícios. Depois, a festa segue com forró e músicas regionais, trilhadas pelos grupos Três Marias & Makito Vieira, Trio Forrozeado e Chinelo de Couro. A festa conta ainda com a participação da Quadrilha Eita Lasqueira, de Samambaia.

O Arraiá do Beco é uma festa realizada, na prática, há 7 anos, chegando em 2015 à sua quinta edição oficialmente aberta ao público. A festa é sempre produzida de forma colaborativa pela comunidade que mora, ocupa, trabalha e frequenta o Mercado Sul de Taguatinga. De forma também colaborativa, a Eco Feira do Mercado Sul reúne artesãos e artistas que trabalham com o princípio da economia solidária, sustentabilidade e  reutilização de resíduos sólidos. Além de exposição e venda, a Eco Feira é um espaço de convívio, diálogo, oficinas, comunicação livre e manifestações culturais.

Ocupação Cultural
Caminhando historicamente com a cidade, o Mercado Sul foi construído na década de 50, antes mesmo da inauguração de Brasília, sendo um dos primeiros centros comerciais do DF. Abandonado, com a chegada dos grandes supermercados, foi aos poucos sendo revitalizado pelos moradores, trabalhadores e movimento cultural, mesmo em meio a um processo de especulação imobiliária. De forma organizada, desde o dia 7 de fevereiro, o Movimento Mercado Sul Vive iniciou a ocupação cultural de lojas abandonadas no local. A comunidade e parceiros sociais reivindicam a concessão de uso das lojas abandonadas, que passam por processo de especulação imobiliária há mais de 10 anos. Tais lojas, fechadas e ociosas, afetavam a segurança e a saúde física, social, ambiental e cultural do Mercado Sul e da QSB de Taguatinga, não cumprindo sua função social prevista no Estatuto das Cidades. Saiba mais: https://www.mercadosul.org/.

ATRAÇÕES

Roda de Mamulengos
Três Marias & Makito Vieira
Trio Forrozeado
Chinelo de Couro
Quadrilha Eita Lasqueira

SERVIÇO

V Arraiá do Beco + Eco Feira
Local: Mercado Sul de Taguatinga (Beco)
Endereço: QSB 12/13 – Avenida Samdu Sul
Data: 1º de agosto de 2014
Horário: 17h às 00h
Entrada: Franca
Classificação indicativa: Livre

Deixe uma resposta